Pesquisar este blog

Sejam bem vindos!

Sejam bem vindos ao meu blog! Aqui você encontrará dicas sobre alimentação saudável, nutrição esportiva, notícias sobre saúde e ainda algumas receitas. Aproveitem! Um grande abraço!

Livia Hasegawa

Agende sua consulta!

www.nutricaoesportivaeclinica.com


Instagram: @liviahasegawa

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Enxaqueca e Glutamato monossódico


O glutamato monossódico é uma substância muito utilizada na indústria alimentícia, que cria um sabor suave, rico e encorpado no alimento. É muito utilizado em alguns países como tempero de alimentos.

O glutamato está presente em muitos dos alimentos que consumimos no dia-a-dia, como o molho tipo shoyo, tempero como o ajinomoto, os temperos prontos em geral, os caldos de galinhas e carnes, as sopas prontas, os temperos de macarrão tipo lámen, entre outros.

Um estudo publicado na revista científica internacional Cephalalgia (link: http://www3.interscience.wiley.com/journal/122368126/abstract?CRETRY=1&SRETRY=0) associou o consumo de glutamato monossódico com enxaqueca. As pessoas do estudo que consumiram o glutamato monossódico apresentaram sintomas de enxaqueca, o que não ocorreu com as pessoas que não consumiram o mesmo.

Portanto, para você que apresenta enxaqueca, evite o consumo dessa substância. Observe sempre os rótulos dos alimentos ao fazer compras. Olhe na parte do rótulo que está escrita "Ingredientes": é ali que você saberá se o produto contém ou não glutamato monossódico.

Para você que não apresenta enxaqueca, evite também o consumo desta substância, já que ela ainda é capaz de causar um processo inflamatório no seu organismo, aumentando inclusive o risco de obesidade e outras doenças.

domingo, 9 de maio de 2010

Tempero natural

Esta é uma receita ótima para você adicionar ervas poderosas ao sal de cozinha e substituir os temperos prontos! Uma alimentação muito mais natural!!!

Ingredientes:

- 200 g de dentes de alho (descascados na hora do preparo)
- 1 maço pequeno de cebolinha verde
- 500 g de cebola
- 1 maço pequeno de salsinha
- 1 pimentão vermelho
- 1 maço pequeno de manjericão
- 50 g de gengibre
- 1 maço pequeno de hortelã
- 1 alho poro
- 1 maço pequeno de coentro
- 10 g de folha de louro
- 100 ml de água ou óleo de canola ou azeite (opcional)
- Sal marinho em quantidade suficiente para dar ponto de pasta (cerca de 3 a 4 kg)

Preparo:
- Selecionar e higienizar os ingredientes
- Picar a cebola e as folhas grosseiramente, apenas para facilitar a trituração
- Colocar a água ou o óleo no liqüidificador (quantidade suficiente para cobrir as lâminas, apenas para facilitar o início da operação)
- Bater, aos poucos, todos os temperos (exceto o sal) de modo a formar um suco grosso
- Despejar, aos poucos, à parte, numa vasilha grande, o “suco de tempero” para não exceder a capacidade do copo do liquidificador
- Depois de tudo batido, acrescentar o sal na vasilha com o “suco de tempero”, pouco a pouco, mexendo bem, até dar ponto de pasta e não minar mais água
- Colocar em vidros esterilizados e bem tampados
- Armazenar sob refrigeração por até 3 meses